quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Curetagem

O processo de curetagem é feito quando ocorre o aborto retido e o bebezinho não sai naturalmente. Passei por 2 desses procedimentos, um com 8 semanas de gestação e outro com 9 semanas de gestação. O procedimento não é muito complicado, o que é mais complicado é o sentimento que o casal enfrenta nesse momento. Mas isso é um assunto a parte.

A curetagem é um procedimento médico, e claro, esse deve ser feito em uma unidade hospitalar. Em ambas vezes que fiz, tomei a anestesia geral. Uma coisa importante são os exames que podem ser feitos nesse momento. No meu caso fiz o anatomopatológico e cariótipo fetal que não detectaram anomalia. Esses exames são muito importantes, pois já é sabido que existe um grande percentual de mulheres que abortam devido a anomalias fetais. Então se caso esses exames deram negativos, já é uma questão a ser descartada.

Quando a mulher tem o aborto e não faz a curetagem, ou seja, vai para casa esperar que saia tudo com ajuda de remédios, perderá a chance de fazer esses exames.

Bem, quanto tempo tudo demora? Talvez vocês estejam se perguntando... quando cheguei ao hospital, após fazer o ultrassom para confirmar o aborto, já fui internada. Foi feito a preparação para o procedimento no quarto. Um dos itens desse procedimento foi a espera da abertura do útero para que pudesse ir para o centro cirúrgico.

Ah, não se esqueça, essa não é hora de ser mulher maravilha, você tem que estar acompanhada, se possível com o marido, ou alguém bem próximo, nesse momento ficamos muito sensíveis.

Após o procedimento do centro cirúrgico, fui liberada do hospital no dia seguinte e fiquei me casa me recuperando por 8 dias. Essa quantidade de dias pode variar de caso a caso.

Uma pergunta que eu me fazia era quanto tempo teria que esperar para tentar engravidar novamente. E a responda pode variar também. Vai depender do seu médico, o meu me liberou em 30 dias. Mas eu quis esperar mais um pouco, afinal temos que estar bem também por dentro, não é mesmo?

Após o procedimento tive algumas dores, que passavam com analgésico e bolsa de água quente também.

Pessoal, aborto espontâneo, curetagem são coisas mais comuns do que imaginamos, só que ninguém sai por ai comentando, e quando acontece conosco, achamos que somos os únicos nesse universo. Existe mais gente nessa situação do que se imagina.

Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados